3 lições valiosas que eu aprendi com Jack Canfield

Margot Robbie espantada com as 3 lições de vida valiosas que eu aprendi com Jack Canfield

“Afinal quem é esse tal de Jack Canfield?”- Acho que neste momento é a pergunta que tens na cabeça. Antes de ler o livro “How to Get from Where You Are to Where You Want to Be” (o homem não tinha um nome maior para dar ao livro?) eu também não fazia ideia. Aliás, foi por acaso que fiquei a conhecer o seu trabalho (mal eu sabia que esse acaso me iria ajudar a escolher o nome do meu blog, mas isso é um assunto para outra conversa 😉 ). 

“How to Get from Where You Are to Where You Want to Be” é atualmente o meu livro favorito. Não estava nos meus planos lê-lo (tenho uma book list que vou partilhar contigo no final deste artigo). Já viste como às vezes basta estarmos dispostos a experimentar algo novo (neste caso foi ler um livro em inglês que me ofereceram) para descobrirmos coisas que nem sabíamos que gostávamos? 

HTGFWYATWYWTB (tive que abreviar o nome do livro, se não só saía daqui amanhã de manhã) ensina-te coisas que deverias ter aprendido na escola. A pensar nisso escolhi 3 lições valiosas que podem fazer a diferença na tua vida. (Ah é verdade, já me esquecia Jack Canfield é um escritor, empresário e palestrante americano).

Lets Go Reaction GIF by BET - Find & Share on GIPHY

Assume 100% da responsabilidade pela tua vida

Segundo Jack Canfield tudo o que experienciamos na nossa vida – internamente e externamente – é o resultado da nossa resposta a um evento. Olha este exemplo:

Situação 1

Evento: Tu ganhaste um bónus de 400€

Resposta: Tu gastaste tudo numa noite

Resultado: Tu ficaste sem dinheiro

Situação 2

Evento: Tu ganhaste um bónus de 400€

Resposta: Tu investiste

Resultado: Tu aumentaste o teu património

Tu só consegues controlar 3 coisas na tua vida: o que pensas, o que visualizas e como ages (o teu comportamento). A forma como usas essas 3 coisas determina tudo o que experiencias.

Se não gostas do que estás a produzir e a experienciar, altera as tuas respostas. Por exemplo, muda os teus pensamentos negativos para positivos. Muda os teus hábitos. Muda o que lês. Muda a maneira como falas. Diz não. Muda os teus “amigos”.

É certo que coisas boas e más irão sempre acontecer na tua vida. Porém, tens o poder para reagir a isso da forma que tu quiseres.

Não desperdices a tua vida a acreditar que não consegues

“Nos anos 80 eu participei num seminário de Tony Robbins, no qual aprendi a andar sobre brasas. Quando começou eu e todos os participantes estávamos com medo de não sermos capazes de fazê-lo e de queimar as solas dos pés.

Como parte do seminário, Tony fez-nos escrever todos os nossos “não consigo” – não consigo arranjar o emprego perfeito, não posso ser milionário, não consigo encontrar o companheiro perfeito.

Duas horas depois, 350 pessoas andaram sobre as brasas e ninguém se queimou. Naquela noite todos nós aprendemos que, assim como a crença de que não poderíamos andar sobre as brasas sem nos queimarmos era mentira, todas as outras crenças limitantes sobre as nossas habilidades também o eram.”

Acho que esta história diz tudo certo? Afinal como é que vais saber se nunca tentares? Não te limites a ti própria. Sai da tua zona de conforto. Arrisca. (Não estou a dizer que tens que andar em cima de brasas, mas que tal começares por fazer aquela viagem sozinha que tanto queres?)

Para teres uma noção do que é o “Walk on Hot Coals” ou em bom português “andar sobre as brasas” deixo-te aqui um vídeo de Oprah Winfrey a fazê-lo. (Óbvio que exige preparação, por isso, não tentes fazer isto em casa).

Rejeição é um mito

Para Jack Canfield a rejeição não existe. Eu não concordo a 100% com essa afirmação, na minha opinião a rejeição existe. Porém, consigo perceber a perspectiva de Jack e daí esta ser uma das maiores lições que este livro me deu. Imagina:

Se tu convidares alguém para jantar e essa pessoa te responder “não”, tu simplesmente não tens ninguém para jantar contigo depois disso. Pensa comigo – tu antes de convidares essa pessoa não tinhas ninguém para jantar contigo certo? Depois de convidares continuas a não ter ninguém para jantar contigo, ou seja a tua vida não piorou. Continua exatamente igual. (Apenas piora se tu começares a dizer coisas negativas a ti própria, do género “não sou uma pessoa interessante” e blá blá blá)

Então porque é que a maioria das pessoas tem tanto medo de perguntar o que quer que seja a alguém? Afinal não têm nada a perder, mas sim a ganhar. Por isso pergunta, pergunta e continua a perguntar sem medo. (Talvez consigas o aumento que tanto queres ou o encontro com aquela pessoa que te faz babar um pouquinho 😅)

Jimmy Fallon Lol GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon - Find & Share on GIPHY

Lições extra

Achavas que eu ia ficar por aqui? 😉 Nahhh, nada disso.

Vamos prometer uma coisa, uma à outra? Sempre que estivermos tristes, com dúvidas ou com medo vamos, pelo menos, ler estas 2 últimas lições. Pode ser?

PARA DE ESPERAR POR:

  • Perfeição
  • Inspiração
  • Permissão
  • Que alguém mude
  • A pessoa certa para ir contigo
  • Alguém te descubra
  • Um conjunto claro de informações
  • Mais auto estima
  • Que a dor desapareça

Simplesmente vai em frente.

DEUS TEM ALGO MELHOR PARA TI

Seja qual for a tua religião ou aquilo em que acreditas, não desanimes sempre que alguma coisa não corra tão bem ou como esperas. Tudo tem um motivo para acontecer. Acredita que o que virá a seguir será definitivamente melhor.

Kris Jenner GIF by KUWTK - Find & Share on GIPHY

Como o prometido é devido aqui está o link de acesso à minha book list 🙂 Já agora podes partilhar comigo a tua também? (sente-te à vontade para me enviar mensagem no instagram @boldstepblog 🙂 )

Caso não te sintas confortável com o inglês, este livro tem uma versão em português. (Se realmente tiveres interesse, antes de comprares novo, vê este site de livros em segunda mão).

Espero que de alguma forma este artigo tenha ajudado a melhorar o teu dia 🙂